Genética Médica

  • Por Impacto Consulting
  • 06 ago., 2018

Genética Médica

O que é?

É a especialidade médica que lida com doenças genéticas, raras, sendo a maioria congênita e ainda incuráveis. Não é uma especialidade laboral, como muitas pessoas pensam, tendo muitos aspectos da clínica geral, como investigação, diagnóstico, tratamento (quando houver), acompanhamento de comorbidades e atenção à saúde integral do paciente.

Como é a rotina?

A rotina é dinâmica, pois pode abranger tanto consultório quanto hospitais. Não há plantões para o geneticista, mas pode haver alguma demanda de investigação urgente, como um paciente com suspeita de doença genética em risco iminente de óbito ou com genitália ambígua, que necessita de investigação mais urgente devido à definição do sexo para liberação do registro civil. Em alguns serviços públicos, há escala de sobreaviso para geneticistas com o objetivo de avaliar estes casos.

Áreas de atuação

O geneticista atua principalmente em ambulatório/consultório, público ou privado, sendo muitas vezes procurado por quem está sendo encaminhado por outro especialista. Entretanto, podem surgir demandas espontâneas. Em muitos casos o paciente já passou por diversas especialidades e ainda não possui um diagnóstico.
Em hospital, onde há o serviço de Genética Médica, o profissional atua em ambulatório, sendo comum na área da Neonatologia, dando pareceres em caso de bebês que nascem com alguma malformação ou em casos em que se suspeita de alguma síndrome a esclarecer. Nestes casos geralmente o médico é pago por produção.
O geneticista ainda pode trabalhar em laboratórios de exames moleculares ou centros especializados. É comum atuar também na área de pesquisa científica.

Outras informações

A residência em Genética Médica é de acesso direto, ou seja, sem pré-requisito, e sua duração é de três anos.
Para quem busca uma área resolutiva, esta especialidade pode não ser a melhor escolha. A atuação é bastante investigativa, mas depende dos avanços que ainda ocorrerão, dos tratamentos que surgirão.
No âmbito do SUS, há uma Política para Atenção às Doenças Raras (DR) que está em andamento, de forma a organizar e credenciar serviços que atendam as doenças raras. O conceito da Organização Mundial da Saúde é que seriam aquelas com uma prevalência inferior a 65:100.000 (1,3:200) habitantes. Aproximadamente 80% das doenças raras são genéticas.

Quer saber mais?

Por Impacto Consulting 23 de janeiro de 2020
A Infectologia é a especialidade médica responsável pelo manejo, prevenção e acompanhamento de infecções causadas por vírus, bactérias, fungos, microbactérias, como a tuberculose. De uma forma geral são doenças negligenciadas, estando relacionadas aos problemas sociais da população, ou doenças que possuem poucas pesquisas. Geralmente os pacientes possuem histórico de pouco ou nenhum cuidado ou orientação médica, tendo a equipe de saúde grande responsabilidade, pois eles podem ser acompanhados pelo resto de suas vidas.
Por Impacto Consulting 16 de outubro de 2019
A Dermatologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. Atua também na solução de problemas estéticos e na manutenção da beleza da pele. Algumas doenças que os dermatologistas tratam são acne (espinhas), alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelos, hanseníase (lepra) e câncer da pele. Além disso, o profissional é habilitado para tratar de doenças nas mucosas, como afecções na boca, lábios, gengiva, língua e na área genital.
Por Impacto Consulting 16 de outubro de 2019
A Psiquiatria é a especialidade médica que trata das patologias relacionadas ao comportamento humano em aspectos que causam sofrimento ou prejuízo funcional. O profissional deve estar preparado a lidar com doenças crônicas, com baixas taxas de sucesso em remissão de sintomas. Também é importante ter grande conhecimento em Psicofarmacologia e Clínica Médica para ter sucesso nos diagnósticos.
Por Impacto Consulting 22 de agosto de 2019
Ginecologia é a especialidade que cuida das doenças do sistema reprodutor feminino, e Obstetrícia é a especialidade que acompanha a mulher durante o ciclo gravídico-puerperal, ou seja, gestação, parto e pós-parto. É a especialidade que a mulher tem mais contato com periodicidade. Por essa razão hoje o médico de GO tem sido o provedor primário de saúde da mulher, o que traz a necessidade de os profissionais irem um pouco além de suas áreas específicas de atuação, ampliando o conhecimento em outras especialidades.
Por Impacto Consulting 27 de junho de 2019
Cirurgia Pediátrica é a especialidade responsável pelas demandas cirúrgicas desde o período neonatal até a puberdade. Trata de doenças congênitas ou adquiridas, e por ser uma atuação diferente do cuidado com adulto, é preciso formação específica. Geralmente os procedimentos são realizados com anestesia geral, e até o anestesista pode ser alguém especializado a este tipo de atendimento. Sobre a formação em Cirurgia, após os anos de residência é necessário realizar prova para o Título de Especialista.
Por Impacto Consulting 25 de junho de 2019
A Medicina de Família é a especialidade responsável pela atenção primária, que seria o primeiro contato dos usuários com o sistema de saúde. Os profissionais identificam as doenças em seus momentos iniciais, acompanham condições crônicas e estáveis e atuam em situações de urgência e emergência. O médico atua com os indivíduos, família e comunidade, entendendo o contexto no qual aquele paciente está inserido. Neste sentido, atende todas as faixas etárias e gêneros.
Por Impacto Consulting 6 de maio de 2019

Neurologia é a especialidade responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de doenças que comprometem o sistema nervoso e músculos, envolvendo todas as categorias de doenças dos sistemas nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos.

As doenças mais frequentes são:

  • Doenças Cerebrovasculares (popularmente conhecidas como "Derrame");
  • Cefaleias e Enxaquecas (dores de cabeça);
  • Epilepsias (Convulsões)
  • Transtornos da Memória e do Intelecto (Demências);
  • Doença de Parkinson;
  • Doença de Alzheimeir
  • Doenças Desmielinizantes (como Esclerose Múltipla)
  • Esclerose Lateral Amiotrófica;
  • Doenças dos nervos periféricos (neuropatias periféricas);
  • Miopatias (doenças musculares);
  • Meningites e encefalites;
  • Doenças infecciosas do sistema nervoso;
  • Entre outras.
Por Impacto Consulting 6 de maio de 2019
A cirurgia geral é a especialidade médica responsável por alguns tipos de cirurgias, e é também pré-requisito para a maioria das especialidades cirúrgicas. Caso seu objetivo seja o título na área, então a duração da residência é de 3 anos. Mas caso o objetivo seja realizá-la como pré-requisito, então o período cumprido pode ser de 2 anos.
Por Impacto Consulting 17 de abril de 2019
A cardiologia é a especialidade médica responsável por estudar, diagnosticar e tratar as doenças relacionadas ao coração e aos grandes vasos.
Por Impacto Consulting 17 de abril de 2019
A Geriatria é a especialidade médica que atua para atender aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos. Abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. O processo de envelhecimento impacta no comportamento orgânico, demandando abordagens diferenciadas, assim como crianças e jovens apresentam especificidades que são tratadas pelo pediatra.
Mais Posts