Nutrologia
- Por Impacto Consulting
- •
- 13 jul., 2018
- •
Nutrologia

O que é?
A Nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso.
Como é a rotina?
A rotina de um nutrólogo é bastante focada em atendimentos em consultório, mas também há a possibilidade de atuar em hospital.
No ambiente hospitalar o nutrólogo faz parte de uma equipe multidisciplinar chamada EMTM (Equipe Multidisciplinar da Terapia Nutricional), fazendo parte nutricionista, farmacêutico, fono audiologista, entre outros, trabalhando em conjunto para o atendimento nutricional.
Os médicos prescrevem nutrição enteral ou parental aos pacientes, e este trabalho, sempre que possível, deve ser acompanhado por um nutrólogo, obtendo os melhores resultados possíveis com os menores efeitos colaterais e complicações.
Áreas de atuação
O profissional atua no diagnóstico e tratamento de doenças nutricionais (que incluem as doenças nutroneurometabólicas de alta prevalência nos dias de hoje como e o diabetes mellitus), solicitando e avaliando exames para diagnóstico quando necessário.
No trato com o paciente identifica hábitos alimentares, de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para seu quadro nutricional, já que as inter-relações entre nutrientes-nutrientes, nutrientes-medicamentos e de mecanismos regulatórios orgânicos são complexas.
O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida.
Outras informações
A atuação em Nutrologia permite alguns caminhos:
Residência Médica: pré-requisito realizar Clínica Médica ou Cirurgia Geral e depois Nutrologia.
Ou especialização, estágio, atuação comprovada na área, realizando no final a prova de títulos.
Quer saber mais?

A Infectologia é a especialidade médica responsável pelo manejo, prevenção e acompanhamento de infecções causadas por vírus, bactérias, fungos, microbactérias, como a tuberculose. De uma forma geral são doenças negligenciadas, estando relacionadas aos problemas sociais da população, ou doenças que possuem poucas pesquisas. Geralmente os pacientes possuem histórico de pouco ou nenhum cuidado ou orientação médica, tendo a equipe de saúde grande responsabilidade, pois eles podem ser acompanhados pelo resto de suas vidas.

A Dermatologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. Atua também na solução de problemas estéticos e na manutenção da beleza da pele. Algumas doenças que os dermatologistas tratam são acne (espinhas), alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelos, hanseníase (lepra) e câncer da pele. Além disso, o profissional é habilitado para tratar de doenças nas mucosas, como afecções na boca, lábios, gengiva, língua e na área genital.

A Psiquiatria é a especialidade médica que trata das patologias relacionadas ao comportamento humano em aspectos que causam sofrimento ou prejuízo funcional. O profissional deve estar preparado a lidar com doenças crônicas, com baixas taxas de sucesso em remissão de sintomas. Também é importante ter grande conhecimento em Psicofarmacologia e Clínica Médica para ter sucesso nos diagnósticos.

Ginecologia é a especialidade que cuida das doenças do sistema reprodutor feminino, e Obstetrícia é a especialidade que acompanha a mulher durante o ciclo gravídico-puerperal, ou seja, gestação, parto e pós-parto. É a especialidade que a mulher tem mais contato com periodicidade. Por essa razão hoje o médico de GO tem sido o provedor primário de saúde da mulher, o que traz a necessidade de os profissionais irem um pouco além de suas áreas específicas de atuação, ampliando o conhecimento em outras especialidades.

Cirurgia Pediátrica é a especialidade responsável pelas demandas cirúrgicas desde o período neonatal até a puberdade. Trata de doenças congênitas ou adquiridas, e por ser uma atuação diferente do cuidado com adulto, é preciso formação específica. Geralmente os procedimentos são realizados com anestesia geral, e até o anestesista pode ser alguém especializado a este tipo de atendimento. Sobre a formação em Cirurgia, após os anos de residência é necessário realizar prova para o Título de Especialista.

A Medicina de Família é a especialidade responsável pela atenção primária, que seria o primeiro contato dos usuários com o sistema de saúde. Os profissionais identificam as doenças em seus momentos iniciais, acompanham condições crônicas e estáveis e atuam em situações de urgência e emergência. O médico atua com os indivíduos, família e comunidade, entendendo o contexto no qual aquele paciente está inserido. Neste sentido, atende todas as faixas etárias e gêneros.

Neurologia é a especialidade responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de doenças que comprometem o sistema nervoso e músculos, envolvendo todas as categorias de doenças dos sistemas nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos.
As doenças mais frequentes são:
- Doenças Cerebrovasculares (popularmente conhecidas como "Derrame");
- Cefaleias e Enxaquecas (dores de cabeça);
- Epilepsias (Convulsões)
- Transtornos da Memória e do Intelecto (Demências);
- Doença de Parkinson;
- Doença de Alzheimeir
- Doenças Desmielinizantes (como Esclerose Múltipla)
- Esclerose Lateral Amiotrófica;
- Doenças dos nervos periféricos (neuropatias periféricas);
- Miopatias (doenças musculares);
- Meningites e encefalites;
- Doenças infecciosas do sistema nervoso;
- Entre outras.

A cirurgia geral é a especialidade médica responsável por alguns tipos de cirurgias, e é também pré-requisito para a maioria das especialidades cirúrgicas. Caso seu objetivo seja o título na área, então a duração da residência é de 3 anos. Mas caso o objetivo seja realizá-la como pré-requisito, então o período cumprido pode ser de 2 anos.

A Geriatria é a especialidade médica que atua para atender aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos. Abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. O processo de envelhecimento impacta no comportamento orgânico, demandando abordagens diferenciadas, assim como crianças e jovens apresentam especificidades que são tratadas pelo pediatra.